SUB-AREA: GRANDES CULTURAS
- Clima
- característica do clima da região (época de maior e menos precipitação e temperatura durante o ano, ocorrência de geadas, granizo); precipitação durante o estagio.
- Solo
De um modo geral: tipo de solo, partículas, declividade media (%); existência de variações da topografia e das características do solo.
- Analise do Solo:
Laboratório que analisa o solo da propriedade; interpretação das analises pelo estagiário. Recomendações de corretivos e adubos para a cultura na propriedade. (revendas e cooperativas)
- Manejo do Solo/ Cultura acompanhada
Plantio direto (manejo de restos culturais, dessecantes, máquinas e implementos usados); plantio convencional (operações realizadas no preparo do solo, máquinas e implementos usados).
- Conservação do Solo
Praticas conservacionistas usadas; tipo de erosão existente na propriedade; detalhes técnicos sobre as praticas conservacionistas usadas (como são feitas, por que, eficiências da pratica, etc.); adubação orgânica( como pode ser e vantagens); adubação verde ( como pode ser, vantagens, plantas utilizadas); esquema de rotação de culturas ( como deve ser, vantagens, plantas que podem ser utilizadas, fatores determinantes para a escolha das culturas que entram no plantio da rotação); maquinas e implementos usados.
- Irrigação
Sistemas usados; componentes do sistema (tubos, moto-bombas, aspersores, etc.); funcionamento e capacidade dos sistemas; necessidade das culturas; detalhes técnicos das instalações; avaliação dos resultados obtidos com a irrigação.
- Máquinas e Implementos
- Tipo, modelo e utilização de todas as maquinas que a propriedade possui ou faz uso
- Tipo, modelo e utilização de todos os implementos que a propriedade possui ou faz uso
- Detalhes de calculo sobre as operações e regulagens realizadas durante o estagio (exceto de pulverizador)
- Detalhes da Cultura:
Importância econômica: classificação botânica; descrição da planta: variedades; cultivares ou híbridos recomendados; classes da semente utilizada, zoneamento; características das classes de sementes; espaçamento (stand); quantidade e semente/ha; profundidade de semeadura; inoculação e tratamento das sementes (equipamentos, produtos e dosagens usadas); época de plantio: técnicas de preparo do solo; tratos culturais realizados ( Manejo de plantas daninhas, pragas e doenças radiculares, parte aérea, frutos – antes e após o plantio); colheita; armazenamento; beneficiamento; transporte; comercialização.
- Tratamentos fitossanitarios:
Objetivos; produtos utilizados ( nome comercial ); dosagens; quantidade de água; tipo de bico; época dos tratamentos; analises da necessidade de tratamento; analise da eficiência do tratamento; cálculo da regulagem do pulverizador, cálculo do volume de calda.
- Outros Dados:
Produtividade esperada e/ou conseguida; destino; armazenamento; secagem; comercialização da produção; custo da produção, receita de lucro da cultura.
- Histórico das Glebas
- Croqui das glebas da propriedade, com o nome ou numero de cada gleba.
Para cada gleba: área; esquema; de rotação de culturas (culturas e produtividade dos últimos anos); manejo do solo
è No caso de produção de sementes quais os tratos culturais diferenciados (rouguing), mistura varietal, tolerância à misturas de cultivares e plantas daninhas; beneficiamento e armazenagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário