Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

terça-feira, 5 de abril de 2011

SUB-AREA: GRANDES CULTURAS

SUB-AREA: GRANDES CULTURAS

  • Clima
- característica do clima da região (época de maior e menos precipitação e temperatura durante o ano, ocorrência de geadas, granizo); precipitação durante o estagio.

  • Solo
De um modo geral: tipo de solo, partículas, declividade media (%); existência de variações da topografia e das características do solo.

  • Analise do Solo:
                   Laboratório que analisa o solo da propriedade; interpretação das analises pelo estagiário. Recomendações de corretivos e adubos para a cultura na propriedade. (revendas e cooperativas)

  • Manejo do Solo/ Cultura acompanhada
              Plantio direto (manejo de restos culturais, dessecantes, máquinas e implementos usados); plantio convencional (operações realizadas no preparo do solo, máquinas e implementos usados).

  • Conservação do Solo
             Praticas conservacionistas usadas; tipo de erosão existente na propriedade; detalhes técnicos sobre as praticas conservacionistas usadas (como são feitas, por que, eficiências da pratica, etc.); adubação orgânica(  como pode ser e vantagens); adubação verde ( como pode ser, vantagens, plantas utilizadas); esquema de rotação de culturas ( como deve ser, vantagens, plantas que podem ser utilizadas, fatores determinantes para a escolha das culturas que entram no plantio da rotação); maquinas e implementos usados.

  • Irrigação
             Sistemas usados; componentes do sistema (tubos, moto-bombas, aspersores, etc.); funcionamento e capacidade dos sistemas; necessidade das culturas; detalhes técnicos das instalações; avaliação dos resultados obtidos com a irrigação.

  • Máquinas e Implementos
- Tipo, modelo e utilização de todas as maquinas que a propriedade possui ou faz uso
- Tipo, modelo e utilização de todos os implementos que a propriedade possui ou faz uso
- Detalhes de calculo sobre as operações e regulagens realizadas durante o estagio (exceto de pulverizador)

  • Detalhes da Cultura:
             Importância econômica: classificação botânica; descrição da planta: variedades; cultivares ou híbridos recomendados; classes da semente utilizada, zoneamento; características das classes de sementes; espaçamento (stand); quantidade e semente/ha; profundidade de semeadura; inoculação e tratamento das sementes (equipamentos, produtos e dosagens usadas); época de plantio: técnicas de preparo do solo; tratos culturais realizados ( Manejo de plantas daninhas, pragas e doenças radiculares, parte aérea, frutos – antes e após o plantio); colheita; armazenamento; beneficiamento; transporte; comercialização.

  • Tratamentos fitossanitarios:
              Objetivos; produtos utilizados ( nome comercial ); dosagens; quantidade de água; tipo de bico; época dos tratamentos; analises da necessidade de tratamento; analise da eficiência do tratamento; cálculo da regulagem do pulverizador, cálculo do volume de calda.

  • Outros Dados:
              Produtividade esperada e/ou conseguida; destino; armazenamento; secagem; comercialização da produção; custo da produção, receita de lucro  da cultura.

  • Histórico das Glebas
- Croqui das glebas da propriedade, com o nome ou numero de cada gleba.
Para cada gleba: área; esquema; de rotação de culturas (culturas e produtividade dos últimos anos); manejo do solo

è No caso de produção de sementes quais os tratos culturais diferenciados (rouguing), mistura varietal, tolerância à misturas de cultivares e plantas daninhas; beneficiamento e armazenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário