Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Plágio...não copie essa moda.

Plágio


O plágio é uma cópia que uma pessoa ou grupo de pessoas fazem dos mais variados temas e assuntos, segundo: se caracteriza pela apropriação de idéias ou palavras de outrem sem o devido crédito, mesmo que acidental. Para ROMANCINI:
O plágio caracteriza-se como uma falsa atribuição de autoria, uma apropriação indevida de trabalho de um autor por outro indivíduo (o plagiário). Em outras palavras, trata-se da cópia de idéias ou conteúdos de trabalhos de outra pessoa, que são utilizados como se fossem daquele que finge ser o autor legítimo dos mesmos. É interessante notar que a origem etimológica da palavra (do grego “plágios” ao latim “plagiu”) carrega acepções que ilustram o conceito: “oblíquo”, “dissimulado”, “trapaceiro”.

ROMANCINI, Richard. A praga do Plágio Acadêmico. Revista Científica da FAMEC, ano 6, nº 06/2007, ISSN-1677-4612.
SILVA, Artur Stanford. Configurações Jurídicas do Plágio nos Gêneros Acadêmicos: âmbito administrativo e judiciário. Anais Eletrônicos 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Multimodalidade e Ensino, 1º Edição, UFPe, 2008.
VASCONCELOS, Sõnia M. R.. O plágio na comunidade científica: questões culturais e lingüísticas. Ciência e Cultura [online]. 2007, v. 59, n. 3, PP. 4-5. ISSN 0009-6725.


Caro aluno, evite copiar trabalhos da internet. Muitos  jovens do ensino fundamental, médio e superior têm cometido esse erro. Evite constrangimentos, seja original e demonstre capacidade em adquirir conhecimento e criar trabalhos ou relatórios.
Tirar trechos, seja da internet ou livros, ou parte do texto, sem citar o nome do autor é considerada plágio, e consiste em crime. É muito provável que você não sofra um processo penal. Mas poderá ser repreendido disciplinarmente com uma advertência verbal e em uma expulsão nos casos extremos. Você é capaz de realizar o melhor, não precisando de auxílios externos. Seja criativo.

Coordenação de Estágio Supervisionado

Nenhum comentário:

Postar um comentário