Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

terça-feira, 5 de abril de 2011

SUB-AREA: ANALISE DE SEMENTES

SUB-AREA: ANALISE DE SEMENTES

  • Dados Gerais:
             Participação técnico-administrativa: importância da analise de sementes; descrição das classes de sementes; diferenças entre Laboratórios oficiais, particulares credenciados e particulares comuns; quem determina os padrões para sementes; como é realizada a amostragem de lotes no laboratório; o que é um lote e qual o peso máximo que podem representar; amostra simples, amostra composta, amostra media, amostra de arquivo e arquivamento (tempo e local); recepção da amostra  e suas identificações; preparo da amostra de trabalho.

è Condições Laboratoriais: Câmara fria, câmara seca, tanques, papéis, etc.
  • Analise de Pureza:
             Objetivo: semente pura (o que é % mínima); outras sementes (o que é, número e/ou % permitida); material inerte (o que é, numero e/ou % permitida);

Exame de sementes silvestres nocivas
      
             Objetivo, procedimento padrão: lista de sementes nocivas proibidas; lista de sementes nocivas toleradas  e numero, índice de mancha púrpura (soja); peso volumétrico (peso heletrolítrico); método  de identificação de cultivares de soja (método do Hipocótilo – descrever metodologia).

Equipamentos: homogeneizador de amostra; balança comum; balança e precisão; lupas; mesa de trabalho; coleção de sementes silvetres.
  • Teste de germinação: objetivo e contagem a avaliação das plantas (normais, com pequenos defeitos, anormais, deterioradas).
Equipamentos: Tabuleiros contadores de semente; germinadores (de câmara e de sala); termômetro de máxima e mínima; refrigerador doméstico (para pré-resfriamento); tipos de substrato; caixa gerbox.

Procedimento do teste: Numero de sementes utilizado; substrato mais indicado para a espécie; temperatura; iluminação; tratamentos especiais para dormência (tipos); duração do teste; informação dos resultados (em números e %); descrição das plântulas da família das Leguminosae (Soja, feijão, etc.=> raiz, hipocólito, cotilédones, epicólilo) COM ILUSTRAÇÃO; descrição das plântulas da família das Gramineae (Trigo; aveia, azevém, etc. => raiz, plumula) COM ILUSTRAÇÃO.

  • Outros Equipamentos
              Determinadores de umidade, descascador de arroz; balança para determinar peso hectolítrico (PH); material de pequeno porte (pinça, espátula, tigelas, baldes, fichas, etc.)
  • Condições Sanitárias:
              No germinador: a câmara de envelhecimento precoce; na anti-câmara de germinação;produto para desinfecção das câmaras; produtos utilizados para desinfecção das vidraças, plásticos, borrachas, mesas, balcões, salas;

  • Padrões de sementes: Tolerância para sementes básicas, registradas, certificadas e fiscalizadas quanto: de % de germinação, % de pureza, numero de sementes cultivadas/ 100g sementes silvestres, sementes nocivas(tolerantes e proibidas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário