Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Colégio Agrícola comemora aprovação dos alunos no Vestibular de Inverno da UEPG

Neste ano, o Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas conseguiu a aprovação de dez alunos em primeira chamada no Vestibular de Inverno da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Para o colégio, que combina a formação do Ensino Médio com a qualificação técnica em Agropecuária, o resultado é fruto de uma metodologia de ensino diferenciada.
Com atividades diversificadas, o Colégio Agrícola mescla aulas teóricas com projetos práticos e períodos de estágio, o que prepara o estudante para o mercado de trabalho. Segundo o diretor da instituição, Alcebíades Baretta, o resultado é a confirmação de que o Colégio está no caminho certo. “Os nossos alunos sempre apresentam um bom desempenho, tanto no PSS, quanto nos Vestibular da UEPG”, comemora. Ele conta, ainda, que o curso é integral e, mesmo com o foco na área agrícola, aborda todas as áreas do conhecimento cobradas no vestibular, como matemática, física, química e língua portuguesa, por exemplo.
Outro aspecto importante da metodologia adotada pela instituição é a oportunidade que os alunos têm de colocar em prática o que aprendem em sala de aula, por meio do estágio. O objetivo, de acordo com Baretta, não é preparar os estudantes para o vestibular, mas este é um resultado natural, devido à qualidade de ensino. “O nosso trabalho é voltado ao desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, o que reflete nos vestibulares”, explica o diretor.
Dentre as aprovadas, está a aluna Agnes Graziele Pereira Lacerda, que sofreu um acidente no início do ano, no qual teve a perna direita amputada. Após batalhar pela vida, a estudante retoma as atividades do dia a dia e comemora com os amigos a vitória pela aprovação no vestibular. Ela conta que o Colégio forneceu todo o respaldo que precisava durante o processo de recuperação. “Como eu faço fisioterapia e acompanhamento com a psicóloga no Hospital Universitário, o meu tempo de estudo acaba sendo menor. Eu consegui passar devido ao apoio que recebi e ao cuidado que os professores mantêm com os alunos”, afirma. Aprovada em Zootecnia, a estudante conta que o grande sonho é passar em medicina, curso que tentará no próximo vestibular.
Comemorando o primeiro lugar nas vagas destinadas à rede pública de ensino no curso de Ciências Biológicas, o estudante Bruno Harmatiuk atribui a conquista ao método de ensino do Colégio. “As aulas teóricas e as aulas práticas, ministradas nos laboratórios, em conjunto com o estágio, contribuíram para a minha aprovação. Além disso, a nossa escola sempre busca o intercâmbio com a universidade, o que aumenta a interatividade entre as instituições”, conta.
Para o aluno Matheus Andrade, “na escola crescemos diariamente e passamos a enxergar a vida de outra maneira, o que influencia nas escolhas e no nosso futuro profissional”. Ele conta que o Colégio Agrícola foi fundamental para sua escolha profissional.  “Eu gostaria de seguir na área de ciências agrárias, mas estava em dúvida entre a agricultura e pecuária. Ao longo do ensino médio, percebi que a agronomia combinava mais com o meu perfil”, diz o estudante.
Ansiosa para começar a vida acadêmica, a estudante Flávia Maruim, também aprovada no Vestibular da UEPG, conta como foi o processo de escolha do curso. “A princípio eu queria fazer química, mas ao estudar a fauna e a flora no ensino médio, descobri o quanto pode ser interessante a biologia”. Hoje, aprovada no curso de bacharelado em Ciências Biológicas, a estudante já faz planos para o futuro: espera seguir na área e sonha em fazer uma especialização em biologia marinha, para poder estudar a vida e os organismos presentes nos ecossistemas de água salgada.
por Assessoria de Imprensa
Texto: Vanessa Hrenechen
Fonte: UEPG

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Estágio de Pecuária

Durante o período 15 a 26 de julho de 2019 alunos da 2ª série realizaram estágio na área de pecuária: bovino de corte e leite, aves de corte e postura, suíno, ovino e equino. Foram um mínimo de 80 horas de manejos e aprendizados, conciliando a teoria com a prática. Os alunos foram acompanhados pelos proprietários e/ou gerentes, também a coordenadora de curso Heloisa Giovanetti, o coordenador de estágio Diógenes Spartalis e a professora de produção animal Claudia Nekatschalow (médica veterinária) estiveram realizando uma visita técnica em 47 das 58 propriedades que receberam nossos alunos.

Portanto, agradecemos a todos os proprietários, gerentes e funcionários que de modo direto ou indireto contribuíram, durante as duas semanas, dedicando seu tempo e conhecimento para cada estagiário.  

 Ponta Grossa
Fazenda Rivadávia
Fazenda Capão do Rio Verde
Granja Wilson
Chácara Cambiju
Chácara Tamanduá
Chácara Monjo Velho
Sítio Santo Expedito
Chácara Ouro Branco
Fazenda Mariana
Michaloski
Chácara Carajás
Avicultura Danielle 
Fazenda Rancho Alegre 
Fescon – bovino de leite
Fescon – ovino
Fazenda Paiquerê
Carambeí
Granja Boogaard
Chácara de Peel
Fazenda Vale do Jotuva
Fazenda Capão do Grito
Fazenda Frísia
Fazenda Geralda Gertrudes
Fazenda Florentia
Fazenda Frank’anna  - bovino de leite
Fazenda Frank’anna  - suíno
Granja Santo André
Teixeira Soares
Fazenda Fagundes
Sítio Campo Novo
Fazenda Lagoa
Fernandes Pinheiro
Fazenda JR
Ipiranga
Sítio Pinheirinho
Chácara Marmota
Chácara Heck
Sítio 3 Manjoleiros
Fazenda Retiro
Palmeira
Rancho JB
Fazenda Santa Fé
Castro
Chácara Emília
Fazenda Portão Vermelho
Tibagi
Rancho NR
Fazenda Igreja Velha
Chácara Shalon
Fazenda Pedra Branca
Sítio São Gabriel
Sitio Capivari
Fazenda das Águas
Reserva
Sítio Querência Amada 
Irati
Sítio São José
Imbituva
Sítio Moquém
Ivaí
Sítio Santa Helena
Sítio São José
Sítio Balaios
Sítio Wlodarski
Prudentópolis
Sítio Bela Vista 
Sítio Quero-Quero
Ortigueira
Granja Nossa S. Aparecida
Balsa Nova
Fazenda São Carlos
Porto Vitória
Fazenda Freyhardt 
Porto Amazonas
Est. Dom Basílio 
Jundiaí do Sul
Sitio Santa Clara