Neste ano, o Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas conseguiu a aprovação de dez alunos em primeira chamada no Vestibular de Inverno da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Para o colégio, que combina a formação do Ensino Médio com a qualificação técnica em Agropecuária, o resultado é fruto de uma metodologia de ensino diferenciada.
Com atividades diversificadas, o Colégio Agrícola mescla aulas teóricas com projetos práticos e períodos de estágio, o que prepara o estudante para o mercado de trabalho. Segundo o diretor da instituição, Alcebíades Baretta, o resultado é a confirmação de que o Colégio está no caminho certo. “Os nossos alunos sempre apresentam um bom desempenho, tanto no PSS, quanto nos Vestibular da UEPG”, comemora. Ele conta, ainda, que o curso é integral e, mesmo com o foco na área agrícola, aborda todas as áreas do conhecimento cobradas no vestibular, como matemática, física, química e língua portuguesa, por exemplo.
Outro aspecto importante da metodologia adotada pela instituição é a oportunidade que os alunos têm de colocar em prática o que aprendem em sala de aula, por meio do estágio. O objetivo, de acordo com Baretta, não é preparar os estudantes para o vestibular, mas este é um resultado natural, devido à qualidade de ensino. “O nosso trabalho é voltado ao desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, o que reflete nos vestibulares”, explica o diretor.
Dentre as aprovadas, está a aluna Agnes Graziele Pereira Lacerda, que sofreu um acidente no início do ano, no qual teve a perna direita amputada. Após batalhar pela vida, a estudante retoma as atividades do dia a dia e comemora com os amigos a vitória pela aprovação no vestibular. Ela conta que o Colégio forneceu todo o respaldo que precisava durante o processo de recuperação. “Como eu faço fisioterapia e acompanhamento com a psicóloga no Hospital Universitário, o meu tempo de estudo acaba sendo menor. Eu consegui passar devido ao apoio que recebi e ao cuidado que os professores mantêm com os alunos”, afirma. Aprovada em Zootecnia, a estudante conta que o grande sonho é passar em medicina, curso que tentará no próximo vestibular.
Comemorando o primeiro lugar nas vagas destinadas à rede pública de ensino no curso de Ciências Biológicas, o estudante Bruno Harmatiuk atribui a conquista ao método de ensino do Colégio. “As aulas teóricas e as aulas práticas, ministradas nos laboratórios, em conjunto com o estágio, contribuíram para a minha aprovação. Além disso, a nossa escola sempre busca o intercâmbio com a universidade, o que aumenta a interatividade entre as instituições”, conta.
Para o aluno Matheus Andrade, “na escola crescemos diariamente e passamos a enxergar a vida de outra maneira, o que influencia nas escolhas e no nosso futuro profissional”. Ele conta que o Colégio Agrícola foi fundamental para sua escolha profissional. “Eu gostaria de seguir na área de ciências agrárias, mas estava em dúvida entre a agricultura e pecuária. Ao longo do ensino médio, percebi que a agronomia combinava mais com o meu perfil”, diz o estudante.
Ansiosa para começar a vida acadêmica, a estudante Flávia Maruim, também aprovada no Vestibular da UEPG, conta como foi o processo de escolha do curso. “A princípio eu queria fazer química, mas ao estudar a fauna e a flora no ensino médio, descobri o quanto pode ser interessante a biologia”. Hoje, aprovada no curso de bacharelado em Ciências Biológicas, a estudante já faz planos para o futuro: espera seguir na área e sonha em fazer uma especialização em biologia marinha, para poder estudar a vida e os organismos presentes nos ecossistemas de água salgada.
por Assessoria de Imprensa
Texto: Vanessa Hrenechen
Fonte: UEPG
Nenhum comentário:
Postar um comentário