Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Inicia o Curso: Monitor em Precisão na Agricultura

Colégio Agrícola abre curso sobre precisão na agricultura


por Assessoria de Imprensa

 
Alunos do Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas (CAAR) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) iniciaram, nesta sexta-feira (10) a participação no curso e Monitor em Precisão na Agricultura, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Com 280 horas de carga horária, o curso se estende até novembro, envolvendo os estudantes em aulas teóricas e atividades práticas na Fazenda Escola Capão da Onça (Fescon) da UEPG e grandes e pequenas propriedades da região.
De acordo como o diretor do CAAR, Jail Bueno, esta é a segunda turma do curso de Monitor em Precisão na Agricultura, ofertado em 2016, juntamente como o curso de Monitor em Mecanização de Grãos. “Este segundo curso vai passar por uma reformulação de conteúdos e deverá ter novas ofertas futuramente”, diz, ressaltando que o curso de Monitor em Precisão na Agricultura também sofreu adequações, com a junção de módulos e aumento da carga horária, de 240 para 280 horas.
Outra mudança importante, segundo Jail Bueno, é o cadastramento do curso no sistema da Secretaria de Estado da Educação (SEED), permitindo que, além do certificado no SENAR, os alunos tenham essa participação incluída em seus históricos escolares. “Isso agrega valor ao curso e, certamente, vai beneficiar nossos alunos, como um diferencial a mais no ingresso no mercado de trabalho”, diz, observando que vários integrantes da turma 2016 já se encontram inseridos nesse mercado.
O curso tem a participação de 15 estudantes, selecionados entre os 80 matriculados nas terceiras séries da formação em Técnico em Agropecuária do CAAR. A seleção considerou três quesitos: comportamento; notas nas disciplinas técnicas; e notas no estágio. “Vocês são privilegiados e devem aproveitar essa oportunidade para elevarem ainda mais seus conhecimentos”, disse Jail Bueno, desafiando a turma 2017 a superar a turma 2016, em desempenho e qualidade nos projetos de conclusão do curso.
Regiane Hornung, pedagoga do Senar, destaca a parceria entre o órgão em que atua, o Colégio Agrícola, o Núcleo de Educação, empresas e produtores, para o desenvolvimento de um projeto que, na sua primeira edição, em 2106, já apresentou resultados satisfatórios. “Esse nível de colaboração ajuda muito para que se atinja as metas almejadas”. Ela ressalta o papel dos instrutores como essencial para a qualidade da formação ofertada pelo Senar e chama a atenção dos alunos, para que pratiquem os ensinamentos recebidos. “O fato de vocês serem os escolhidos já os torna vencedores”, completou.
A pedagoga comenta que o objetivo do curso, inserido no programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) do Senar, é munir os alunos de informações e conhecimentos para que eles se formem técnico, monitores aptos a gerir uma atividade agrícola ou mesmo uma propriedade. “Vocês vão aprender e entender a diferença entre ‘precisão na agricultura’ e ‘agricultura de precisão’”, disse. O primeiro termo está associado ao planejamento, à gestão e à melhoria dos sistemas de produção; e o segundo ao uso de ferramentas tecnológicas para o aumento da produtividade. 
 
Fonte: UEPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário