Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

‘AGRINHO SOLOS’: Escolas municipais celebram parceria com SENAR e Colégio Agrícola

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR)  levou alunos do Colégio Agrícola Augusto Ribas para interagir com crianças de 12 escolas municipais

Rodrigo K. Silva
Fotos: Aparecida Castanho
A realização do projeto Agrinho Solos, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), motivou uma parceria que movimentou 12 escolas públicas municipais em Ponta Grossa. As crianças da Rede Municipal tiveram a oportunidade de interagir com os alunos do 3º ano do Ensino Técnico em Agropecuária, do Colégio Agrícola Augusto Ribas, em uma rica troca de conhecimentos e experiências sobre o uso e conservação do solo.
A interação provocou efeitos positivos nas turmas, que irão agora participar de um concurso nacional sobre esse tema, o Agrinho Solos. Na prática, a parceria da Secretaria Municipal de Educação com o SENAR levou o Colégio Agrícola para dentro das escolas, propiciando uma atividade inédita. O objetivo foi trabalhar os cuidados com o solo da maneira correta, em busca da sustentabilidade, utilizando a terra com a redução de impactos ambientais e diminuindo a poluição.
Através do uso de maquetes, teatro de fantoches e bate-papo com os alunos, os estudantes do Colégio Agrícola tornaram o assunto atrativo e lúdico para as crianças. “Realizamos trabalhos na área de meio ambiente e agricultura, como hortas, conservação e uso do solo, poluição. Isso se somou ao nosso currículo de ciências, nos quais trabalhamos o meio ambiente, as hortas que possuímos, bem como o Programa de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis”, conta a coordenadora de projetos da SME, Aparecida Castanho.

Concurso
Agora, tanto os alunos e professores das escolas municipais quanto os alunos do Colégio Agrícola participarão do Concurso Agrinho Solos, realizado pelo SENAR. Enquanto as crianças concorrerão através de redações sobre o tema desenvolvido, os professores participam do concurso de experiência pedagógica. A experiência também será tema para os jovens do Colégio Agrícola, bem como a produção de um vídeo.

Aula-Passeio
Uma nova atividade dentro do programa Agrilnho Solos já está programada. Na segunda-feira (04/09), às 8h30, os alunos do 3o ano B da Escola Municipal Edgar Sponholz fará uma visita técnica na horta do Colégio Agrícola, sob a supervisão da Professora Márcia Alves de Oliveira. Será uma oportunidade para ampliar os conhecimentos adquiridos no programa e dar sequência ao aprendizado das crianças.
Fonte: prefeitura de Ponta Grossa







Nenhum comentário:

Postar um comentário