Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Participação no Agrinho Solos 2017.

O Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas (CAAR), vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), se insere no desenvolvimento do Programa Agrinho Solos, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-PR, pertencente ao sistema FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná). Nesta terça-feira (24), alunos do 3º ano do curso de Técnico em Agropecuária fecharam uma das etapas do projeto, apresentando conteúdos de preservação da água e do solo para alunos do Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC Reitor Alvaro Rocha, também ligado à UEPG.
O Agrinho Solos é uma inciativa inédita do SENAR-PR, cujo projeto piloto, envolve colégios agrícolas e escolas de ensino fundamental de Cambará (Norte Pioneiro), Castro e Ponta Grossa (Campos Gerais), Lapa (Região Metropolitana de Curitiba), Palotina (Oeste) e Umuarama (Noroeste). A partir do tema “Conservação de solos: sustentabilidade que garante o amanhã”, a ideia é unir a metodologia já consolidada do Agrinho, projeto educacional do SENAR, com as diretrizes do Programa Integrado de Conservação do Solo e Água do Paraná – Prosolo, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
Em sua primeira fase, nos meses de maio e junho, o Agrinho Solos promoveu palestras de capacitação de professores e alunos dos colégios agrícolas, visando à formação de multiplicadores do conhecimento e práticas para a conservação do solo e da água. Nesse período, alunos das terceiras séries, participaram de cursos com carga horária de 16 horas, sobre o manejo de solos dentro das próprias instituições. Nesse treinamento, desenvolveram ferramentas didáticas (maquetes, teatro de bonecos, cartazes, flyers e outros), para levar o conhecimento apreendido aos alunos da rede pública de ensino.  
Nesta fase de disseminação do conhecimento, os alunos do CAAR percorreram 13 estabelecimentos de ensino, 12 escolas da rede municipal e mais o CAIC, que é vinculado à UEPG e na sua estrutura dispõem de uma escola municipal e outra estadual. “Superamos a nossa meta inicial de atingir 10 escolas”, diz o diretor do CAAR, Jail Bueno, observando que deixou de atender inúmeros pedidos de diretores de escolas, em respeito às datas de cada fase do Agrinho Solos. Ele estima foram alcançados cerca de 1.000 estudantes do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e ensino fundamental II (6º ao 9º ano).
No CAAR, a primeira ação do Agrinho Solos foi desenvolvida, em maio, em palestra do especialista na área de solos, Cleverson Andreoli, para os professores e 300 alunos do colégio. Após a capacitação, os alunos passaram pelo curso de capacitação sobre o tema do programa e foram divididos em equipes, a partir dos temas ‘A agricultura conservacionista’; ‘Sistemas conservacionistas de cultivo de grãos’; ‘Processos de degradação do solo e controle’; e compactação dos solos’. Na sequência, sob orientação dos professores Adalci Leite Tores e José Elias Adamovicz, da Disciplina de Solos, e com apoio da direção e equipe pedagógica, montaram apresentações para levar às escolas apontadas pela Secretaria Municipal de Educação.
Superada esta fase de multiplicação do conhecimento, visando a conscientização das crianças sobre a importância da conservação do solo, das matas e mananciais, o Agrinho Solo inicia a fase de concurso, envolvendo todos os agentes participantes da iniciativa (alunos e professores dos colégios agrícolas e da rede municipal). Os alunos do 3º ano do CAAR, por exemplo, deverão produzir um vídeo de até três minutos, apresentando ideias e ferramentas inovadoras que podem ser usadas na conscientização dos estudantes. Eles vão concorrer a 10 notebooks.
Ainda vão participar, os alunos do ensino fundamental I, das escolas municipais, que deverão elaborar redações sobre o tema “Conservação de solos: sustentabilidade que garante o amanhã”. Estes concorrem a oito notebooks. Os colégios agrícolas e as escolas também concorrem, devendo apresentar relatórios das ações desenvolvidas no âmbito do Agrinho Solos. Serão premiadas com notebooks e equipamento para aferir a compactação do solo. Por fim, os professores tanto da rede municipal como dos colégios agrícolas deverão relatar (defesa pública) a experiência pedagógica adquirida a partir das diretrizes do Agrinho Solo. O melhor trabalho receberá um automóvel.  A premiação deve ocorrer em novembro.
AGRINHO SOLO
O Agrinho Solo tem o objetivo de auxiliar na profissionalização dos futuros técnicos agropecuários trabalhando a importância da conservação e o correto manejo de solos. Visa ainda capacitar os professores e alunos formandos dos colégios agrícolas selecionados, para que sejam multiplicadores da temática aos professores e aos alunos do ensino fundamental I da rede pública de ensino do seu município. O projeto ainda contempla a capacitação de técnicos agrícolas e engenheiros (agrônomos, florestais, agrícolas), com cursos de manejo de solo e água em propriedades rurais e microbacias hidrográficas (presencial e a distância).  Em 2018, a iniciativa deverá se estender a outras regiões do Paraná. 
Fonte: UEPG




 





   

















Nenhum comentário:

Postar um comentário