Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

2ª Olimpíada Ponta-Grossense de Matemática (OPMat)

 



 


Os alunos premiados na 2ª Olimpíada Ponta-Grossense de Matemática (OPMat) do Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas foram Cauynê Freitas Vieira e Murilo Hilgemberg .
 Presença do diretor, professoras e familiares.


O Teatro Pax teve lotação esgotada, neste sábado (22), para a premiação da segunda edição da Olimpíada Ponta-Grossense de Matemática (OPMat) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Numa solenidade com três horas de duração, diretores, professores e alunos de escolas públicas e particulares do ensino fundamental e do ensino médio receberam certificados, medalhas, troféus e prêmios, conferidos aos participantes e vencedores da olimpíada que tem o objetivo de despertar o interesse pelo estudo da Matemática na rede de ensino de Ponta Grossa.
De acordo números apresentados pela coordenadora, Elisangela do Santos Meza, em sua primeira etapa (realizada em 31 de maio), a OPMat reuniu 1.286 alunos de 41 escolas de ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio, com envolvimento de 87 professores da disciplina. Desses, 690 passaram à segunda fase (realizada em 11 de outubro). “Registramos a participação de mais de 80% dos inscritos”, comenta a professora, destacando o êxito da promoção que visa reconhecer e despertar talentos para a Matemática, a exemplo brasileiro Artur Ávila, ganhador da Medalha Fields (considerada o Nobel da Matemática).
Em depoimento apresentando em vídeo na abertura da cerimônia deste sábado, Ávila revelou que teve vocação despertada na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Sua primeira participação ocorreu aos 13 anos, em 1992, quando obteve a medalha de bronze. Aos 16 anos, ganhou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática, no Canadá. Ainda no ensino básico, passou a frequentar as disciplinas da pós-graduação do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), onde concluiu seu mestrado junto com o ensino médio. Ávila não cursou graduação e foi direto para o doutorado no Impa, título que obteve aos 21 anos.
Elisangela dos Santos Meza observa que a olimpíada integra o projeto de extensão “Olimpíadas de Matemática: promovendo a inclusão social e ajudando a mudar o cenário da educação”. A competição se dá em quatro níveis. O primeiro, para alunos matriculados no 6º e 7º ano do ensino fundamental; o segundo, para alunos do 8º e 9º ano; o terceiro, para matriculados na 1ª e 2ª séries do ensino médio; e o quarto nível, para os estudantes da 3ª e 4ª séries do ensino mediou, ou ainda aqueles que concluíram o ensino médio há menos de uma no, mas ainda não ingressaram no ensino superior, quando da realização da primeira fase do certame.
A chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria Izabel Vieira, parabeniza a UEPG, e em especial a professora Elisangela dos Santos Meza, pela realização da OPMat, envolvendo a comunidade estudantil de Ponta Grossa. Destacou a grandeza do trabalho que visa despertar a vocação dos estudantes numa área da ciência em que há grande carência de professores, o que acaba por comprometer a qualidade do ensino. “No interior a situação é ainda pior”, disse. Observou a importância do professor, como profissional movido pelo ideal de transformar a realidade das pessoas. Maria Izabel elogiou ainda o formato da olimpíada premiando alunos da rede particular e pública, sem distinções.
O pró-reitor de Planejamento da UEPG, professor Ariangelo Hauer Dias prestou homenagem ao todos os professores de Matemática e de outras disciplinas, destacando o professor Jorge Luiz Valgas. Ressaltou ainda dedicação da professora Elisangela Meza, na organização da olimpíada. Dirigindo-se aos alunos, pediu para que respeitem seu professor e valorizem a oportunidade de participar de eventos como a OPMat. Destacou também a participação das famílias, como incentivadores desses alunos. “Vejo aqui muitos pais que certamente estão orgulhosos pela conquista dos filhos”, disse. Fechando o círculo, comentou sobre o papel da UEPG, na sua função de atender às demandas da comunidade, por meio de eventos como a Olimpíada de Matemática.
A premiação da OPMat teve início com a entrega de certificados aos diretores e professores das 41 escolas participantes; Em seguida, foram certificados 87 professores dos alunos premiados. Na sequência, foram premiados os 266 alunos classificados na segunda etapa da olimpíada, pela ordem, primeiro os premiados com medalha de menção honrosa, depois bronze, prata e ouro, nos quatro níveis, nas categorias escola particular e escola pública. Por fim, receberam troféus os diretores, professores e os primeiros colocados de cada segmento (público e particular). O primeiro colocado de cada nível, nos segmentos escola pública e escola particular recebeu ainda um tablet. A abertura contou com a apresentação do Grupo de Seresta Reviver da Universidade Aberta para a Terceira Idade da UEPG.

CONFIRA AQUI A RELAÇÃO DE PREMIADOS

VEJA AS IMAGENS DA PREMIAÇÃO AQUI

Fonte:UEPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário