Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Curso sobre Gestão de Negócio Rural

Colégio Agrícola abre curso sobre gestão de negócio rural


por Neomil Macedo


Parceria entre o Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas (CAAR), vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) leva conhecimentos sobre gestão de negócios a produtores rurais. Trata-se do ‘Negócio Rural Certo – Programa de Capacitação em Planejamento e Administração de Pequenos Negócios para Produtores’, do Senar, cuja aula inaugural ocorreu nesta sexta-feira (18), no CAAR, com a participação de seis produtores rurais e 18 alunos do curso de profissionalizante de Técnico em Agropecuária (ensino médio) ofertado pelo CAAR.
O supervisor regional do Senar, em Ponta Grossa, Lucas Hongo Oliveira, explica que o ‘Negócio Rural Certo’ se volta para pequenos produtores, oportunizando o conhecimento de ferramentas simples de gestão para a administração e melhor desenvolvimento da propriedade rural. “O programa ensina os produtores a abrir o próprio negócio”, diz, destacando que o curso desenvolvido no Colégio Agrícola é pioneiro, pois reúne tanto pequenos produtores da região como estudantes do ensino médio que vislumbram a oportunidade de negócio na propriedade da família.
A instrutora do Senar, Cléri Josane Meo, ressalta os objetivos do ‘Negócio Rural Certo’, de promover a melhoria da gestão da propriedade, mudar a cultura do produtor e contribuir para a geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos produtores. Segundo ela, a grade do curso totaliza 40 horas aula, mais seis horas de consultoria, sendo duas horas em sala e quatro horas na propriedade. Por meio do programa, o Senar faz o diagnóstico da propriedade e da região onde está inserida; identifica e avalia novas ideias de empreendimentos; e busca informações e fontes de recursos para sua viabilização, construindo um plano de negócios para a atividade escolhida.
O professor aposentado João Hein Filho participa do programa de qualificação e incentivo ao turismo rural, da Fundação Municipal de Turismo de Ponta Grossa. Lembrando do período que lecionou no Colégio Agrícola Augusto Ribas, entre 1973 e 1975, destaca a oportunidade de voltar ao colégio, agora para aprender a gerenciar o próprio negócio. Diz que produz milho e feijão, mas pensa em novas fontes de renda, como a criação de uma pousada e passeios por trilhas na mata nativa que mantém na propriedade da família no Distrito de Guaragi.
A oportunidade de adquirir novos conhecimentos e buscar a melhoria da propriedade rural também é enfatizada pela diretora do Departamento de Turismo em Áreas Naturais e Rurais da Fumtur, Rosilete Martins. Ela destaca o canal aberto pela parceria com o Senar e o Colégio Agrícola, em sintonia com iniciativas da Fundação Municipal de Turismo, de incentivo ao turismo rural na região. Raphael Gomes Carneiro, do Senar, reforça o objetivo do ‘Negócio Certo Rural’, de buscar novas fontes de renda, por meio do manejo sustentável da propriedade. “Todos vão sair daqui com uma nova visão”, disse.
O diretor do CAAR, Antônio Alcebíades Bareta, afirma que o ‘Negócio Certo Rural’ consolida uma parceria de sucesso com o Senar, que há vários anos ministra cursos técnicos e oficinas para os alunos do colégio. “Este curso tem o diferencial de se estender também à comunidade regional”, disse, ressaltando que a partir dessa primeira experiência poderão ser abertas novas turmas. Sobre a participação dos alunos, explica que o colégio fez uma seleção, abrindo espaço para aqueles que já tinham um negócio em mente, para agregar valor à propriedade da família. A primeira edição do curso se encerra em 18 de outubro.


   

Fonte: UEPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário