Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

UEPG está entre melhores IES citadas em ranking mundial

  • Como fazemos parte desta Instituição, ficamos contentíssimos, e vamos compartilhar esta informação.

    Fonte: UEPG

Com foco na qualidade acadêmica, a URAP (University Ranking by Academic Performance) destaca as duas mil melhores universidades do mundo após processar os dados brutos de 2.500 IES (Instituições de Ensino Superior)


por Marilia Woiciechowski

Os dados divulgados pelo sistema de classificação URAP 2013 - University Ranking by Academic Performance (classificação de universidades por desempenho acadêmico) registra a UEPG na 39ª posição entre as 45 universidades brasileiras pesquisadas; e na 1698ª posição do ranking mundial (entre as 2.000 destacadas como melhores). A classificação do ranking universitário mundial da URAP é realizada por laboratório de pesquisa ligado ao Instituto de Informática da Universidade Técnica do Oriente Médio.
Com foco na qualidade acadêmica, a URAP destaca as duas mil melhores universidades do mundo após processar os dados brutos de 2.500 IES (Instituições de Ensino Superior). A pontuação geral de cada IES se baseia no desempenho nos seguintes indicadores: quantidade de artigos publicados (produtividade científica atual), citações (impacto das pesquisas), documento total (produtividade científica), impacto total em periódicos (qualidade da pesquisa), impacto total em citações em periódicos (qualidade da pesquisa) e colaboração internacional (aceitação internacional).
Sistema Abrangente
Baseando-se em dados objetivos obtidos de fontes bibliométricas confiáveis, o URAP cobre cerca de 10% de todas as IES do mundo. Por esse quadro, posiciona-se como um dos sistemas de classificação universitária mais abrangente do mundo. O URAP recolhe, anualmente, desde 2009, dados de cerca de 2.500 IES que apresentam as maiores quantidades de publicações – e as classifica, como já destacado, de acordo com o desempenho acadêmico (as publicações se constituem a base da metodologia de classificação).
Como destaca o professor doutor Nazife Baykal, diretor da Escola de Pós-Graduação em Informática, coordenador do URAP, o objetivo do sistema de classificação não é rotular as universidades do mundo como as melhores ou piores. “Nosso intuito é ajudar as universidades a identificar áreas com potencial de melhora no que se refere aos indicadores de desempenho acadêmico específicos. Baycal assinala que, assim como outros sistemas de classificação, o URAP não é exaustivo nem definitivo, estando aberto a novas ideias e melhorias. Diz que o sistema de classificação atual será aprimorado continuamente com base em pesquisa em andamento - e com o feedback e as sugestões das IES.
Mais informações sobre o Ranking de Desempenho Acadêmico podem ser obtidas no endereço www.urapcenter.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário