"A dedicação e o empenho do alunos do terceiro ano do CAAR na
apresentação dos trabalhos, hoje pela manhã, mostraram que vale a pena ser
professor. Estou muito feliz e realizada. Obrigada a todos vocês que superaram
as nossas expectativas, aprenderam muito e nos ensinaram mais ainda. Amo muito
ser professora de Matemática e professora de alunos muito queridos, dedicados e
responsáveis como vocês!!!! "
A junção das obras do poeta
paranaense Paulo Leminski e do holandês Mauritus Cornelis Escher se
materializou na exposição dos alunos da terceira série do ensino médio do
Colégio Agrícola Augusto Ribas (CAAR), que integra a estrutura da Universidade
Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os trabalhos foram expostos nesta sexta-feira
(14/6), no auditório do CAAR, no Campus Universitário de Uvaranas.
A idéia de unir trabalhos dos dois
artistas surgiu do acaso, conforme relata a professora Iloir Borsato, da
disciplina de Português. A idéia inicial era visitar a exposição “Magia de
Escher”, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, atividade proposta pelos alunos
do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID
licenciatura em Matemática, que atuam no CAAR, sob a coordenação da professora
Rita de Cássia Amaral Vieira. A viagem ocorreu em 27 de abril.
“Mas chegando lá, simultaneamente,
acontecia exposição ‘Múltiplo Leminiski’, do poeta Paulo Leminski”, conta a
professora. “Então surgiu idéia da interdisciplinaridade, de utilizar os poemas
de Leminski na obra de Escher”, explica, comentando que o resultado foi além do
que os professores envolvidos esperavam.
Segundo a professora, os alunos se
engajaram na proposta e conseguiram captar as idéias das duas propostas. Os 75
alunos foram divididos em grupos e cada equipe desenvolveu um trabalho com base
nas temáticas, resultando em 18 produtos. “Para nós professores foi muito
gratificante”, diz Sara Tramontin, também da disciplina de Português,
destacando o suporte dos bolsistas do PIBID (John Lennon Ribeiro, Marcela dos
Santos e Bianca Cristina Motyl), na concepção e montagem dos trabalhos.
A professora Alzenir Virginia
Ferreira Soistak (Matemática/CAAR) comenta muitos alunos tem dificuldade na
disciplina na aprendizagem da Matemática, que não se restringe a números e
cálculos. “Através desse trabalho, eles puderam aprender vários conhecimentos
matemáticos intuitivamente”, ressalta, enaltecendo a participação dos alunos do
PIBID. Ela considera o programa para a formação continuada, pois promove
estudo, leitura e também diversifica o ensino em sala de aula.
Os acadêmicos do PIBID/Matemática
também comemoram o resultado da atividade. “Os alunos se envolveram
intensamente nos trabalhos e foram aumentando a capacidade de criar”, disse
John Lennon Ribeiro. Já Marcela dos Santos afirma que todos gostaram por ser
uma atividade fora da sala de aula, motivando que também alunos de série
anteriores que não participaram diretamente da atividade. “Para nós alunos da
licenciatura, essa a aproximação do dia a dia na sala de aula, auxilia na
decisão da profissão”.
O diretor do CAAR, professor
Alcebíades Antonio Baretta parabeniza toda a equipe envolvida no trabalho, pelo
resultado surpreendente. “Foi com muita dedicação e compromisso de todos que
fizeram com que esse resultado fosse positivo. Alguns trabalhos mais simples
outros mais sofisticados, mas todos atingindo a meta”.
Os trabalhos
‘Visão do infinito’ equipe Luane ,
Thassia, Guilherme, Michael – 3ºC - ‘Quebra cabeça – ladrilhamento com animais’
(Bruna, Luiz Fernando, Victor Hugo, Wesley, Rafaela – 3º B) ‘Jogo de Espelho –
ilusão de óptica’ (Mari, Ana Flávia, Cristine, Mateus – 3º C) ‘Quebra cabeça –
cascata de Esher’ (Welson, Leonardo André, Michelly, Nathaly – 3º A) ‘Quebra cabeça
com várias obras de Escher e Paulo Lemisnki’ (Bruna, Jeferson, Suelen, Juciane
- 3ºA) – ‘A Magia de Escher’ (Fernando, José Matheus, Rodrigo Arfelau, Rodrigo,
Isabel – 3º A) ‘Poliedro de Escher (Carolina, Bruno, Roberta – 3º C) –
‘Reprodução da Maquete Universidade Livre do Meio Ambiente – UNILIVRE (
Douglas, Evelin, Gabriel, Natanael, Norton- 3º A) – ‘A visão do infinito’
(Michael, Gabriel, Simone, Nicholas, Denis – 3º A) ‘Magia de Escher – idéia do
infinito universo paralelo’ (Jocelaine , Marcos Paulo, Denner – 3º B) ‘Idéia de
continuidade’ (Iago , Leonardo , Bruno , Luan – 3º B) ‘Principal idéia do
infinito’ (Cristiny, Murilo, Caroline, Elisane 3º B).
Nenhum comentário:
Postar um comentário