Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Alunos do Colégio Agrícola unem Leminski e Escher




"A dedicação e o empenho do alunos do terceiro ano do CAAR na apresentação dos trabalhos, hoje pela manhã, mostraram que vale a pena ser professor. Estou muito feliz e realizada. Obrigada a todos vocês que superaram as nossas expectativas, aprenderam muito e nos ensinaram mais ainda. Amo muito ser professora de Matemática e professora de alunos muito queridos, dedicados e responsáveis como vocês!!!! " 














A junção das obras do poeta paranaense Paulo Leminski e do holandês Mauritus Cornelis Escher se materializou na exposição dos alunos da terceira série do ensino médio do Colégio Agrícola Augusto Ribas (CAAR), que integra a estrutura da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os trabalhos foram expostos nesta sexta-feira (14/6), no auditório do CAAR, no Campus Universitário de Uvaranas.
A idéia de unir trabalhos dos dois artistas surgiu do acaso, conforme relata a professora Iloir Borsato, da disciplina de Português. A idéia inicial era visitar a exposição “Magia de Escher”, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, atividade proposta pelos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID licenciatura em Matemática, que atuam no CAAR, sob a coordenação da professora Rita de Cássia Amaral Vieira. A viagem ocorreu em 27 de abril.
“Mas chegando lá, simultaneamente, acontecia exposição ‘Múltiplo Leminiski’, do poeta Paulo Leminski”, conta a professora. “Então surgiu idéia da interdisciplinaridade, de utilizar os poemas de Leminski na obra de Escher”, explica, comentando que o resultado foi além do que os professores envolvidos esperavam.
Segundo a professora, os alunos se engajaram na proposta e conseguiram captar as idéias das duas propostas. Os 75 alunos foram divididos em grupos e cada equipe desenvolveu um trabalho com base nas temáticas, resultando em 18 produtos. “Para nós professores foi muito gratificante”, diz Sara Tramontin, também da disciplina de Português, destacando o suporte dos bolsistas do PIBID (John Lennon Ribeiro, Marcela dos Santos e Bianca Cristina Motyl), na concepção e montagem dos trabalhos.
A professora Alzenir Virginia Ferreira Soistak (Matemática/CAAR) comenta muitos alunos tem dificuldade na disciplina na aprendizagem da Matemática, que não se restringe a números e cálculos. “Através desse trabalho, eles puderam aprender vários conhecimentos matemáticos intuitivamente”, ressalta, enaltecendo a participação dos alunos do PIBID. Ela considera o programa para a formação continuada, pois promove estudo, leitura e também diversifica o ensino em sala de aula.
Os acadêmicos do PIBID/Matemática também comemoram o resultado da atividade. “Os alunos se envolveram intensamente nos trabalhos e foram aumentando a capacidade de criar”, disse John Lennon Ribeiro. Já Marcela dos Santos afirma que todos gostaram por ser uma atividade fora da sala de aula, motivando que também alunos de série anteriores que não participaram diretamente da atividade. “Para nós alunos da licenciatura, essa a aproximação do dia a dia na sala de aula, auxilia na decisão da profissão”.
O diretor do CAAR, professor Alcebíades Antonio Baretta parabeniza toda a equipe envolvida no trabalho, pelo resultado surpreendente. “Foi com muita dedicação e compromisso de todos que fizeram com que esse resultado fosse positivo. Alguns trabalhos mais simples outros mais sofisticados, mas todos atingindo a meta”.
Os trabalhos
‘Visão do infinito’ equipe Luane , Thassia, Guilherme, Michael – 3ºC - ‘Quebra cabeça – ladrilhamento com animais’ (Bruna, Luiz Fernando, Victor Hugo, Wesley, Rafaela – 3º B) ‘Jogo de Espelho – ilusão de óptica’ (Mari, Ana Flávia, Cristine, Mateus – 3º C) ‘Quebra cabeça – cascata de Esher’ (Welson, Leonardo André, Michelly, Nathaly – 3º A) ‘Quebra cabeça com várias obras de Escher e Paulo Lemisnki’ (Bruna, Jeferson, Suelen, Juciane - 3ºA) – ‘A Magia de Escher’ (Fernando, José Matheus, Rodrigo Arfelau, Rodrigo, Isabel – 3º A) ‘Poliedro de Escher (Carolina, Bruno, Roberta – 3º C) – ‘Reprodução da Maquete Universidade Livre do Meio Ambiente – UNILIVRE ( Douglas, Evelin, Gabriel, Natanael, Norton- 3º A) – ‘A visão do infinito’ (Michael, Gabriel, Simone, Nicholas, Denis – 3º A) ‘Magia de Escher – idéia do infinito universo paralelo’ (Jocelaine , Marcos Paulo, Denner – 3º B) ‘Idéia de continuidade’ (Iago , Leonardo , Bruno , Luan – 3º B) ‘Principal idéia do infinito’ (Cristiny, Murilo, Caroline, Elisane 3º B).

Nenhum comentário:

Postar um comentário