Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Resultado do teste seletivo para 2013


LISTA NOMINAL DOS CANDIDATOS APROVADOS NO TESTE SELETIVO 2012
PARA INGRESSO NO ANO LETIVO DE 2013
(ordem alfabética)

ALEXANDRE KRIK HUDYMA
ANA CAROLINA BUENO DE CAMARGO
ANDRE LUIZ CAMARGO
ARAMIS PAULO RAMOS QUEIROZ FILHO
ARIEL MORAIS OLIVEIRA
ARILSON ALEX FARIAS NABOZNY
AYSLAN JADER GOMES SCHIPANSKI
BRENER LUAN BATISTA NEVES
BRUNO GABRIEL WAGNER
CARLOS MANUEL TORRES JUNIOR
CAROLINA DA LUZ BARBOSA
CAUYNÊ FREITAS VIEIRA
CHRISTOFER VINICIUS SANTOS
DANIEL HENRIQUE VIEIRA
DARLAN NATHAN BEVA
DIONATAN LUIS HORST
EDUARDO JOSÉ CENCI
ELINEIA SANTOS SOUVINSKI
EMILY EDUARDA DA SILVA PEREIRA
EMMANUELLE APARECIDA MAINARDES
ERITON DE BARROS
FELIPE BROGLIO SAMARA
GABRIEL FELIPE BARBOSA MURMEL
GABRIELA APARECIDA CHAPIESKI
GABRIELE NOVO KULCHESKI
GILSON KOCHANSKI MOCELIM
GRIGOR MARCELO NUNES
GUILHERME ELIAS KOTHWITZ
GUILHERME MATEUS FISCHER
GUSTAVO MIGUEL DE FREITAS
HENRIQUE ALMEIDA SANTOS
IGOR ANTONIACOMI
ISABELE SCZEZEPANSKI
JESSICA VIBLY CAMARGO
JOÃO ANTONIO SANTANGELO DE SOUZA
JOÃO CARLOS PALHANO JUNIOR
JOÃO EDUARDO BOROWY
JOSIANE DE ALMEIDA PEREIRA
JULIANA CAMPANHOLO LINHARES
JULIANA FARIA DOS SANTOS
JULIANE ANDRESSA FERREIRA DOS SANTOS
KEREN HADASSA SPARTALIS
KEVERTTI PEREIRA DA SILVA MARTINS
LEANDRO FERREIRA DE SOUZA
LEANDRO RAMOS DOS SANTOS
LUAN ADRIANO BATISTEL
LUANA CRISTINA RIBEIRO
LUANNA SCHEFFER
LUCAS GABRIEL DOS SANTOS
LUIZ CARLOS DE MORAES FILHO
LUIZ EDUARDO DA LUZ
LUIZ HENRIQUE DOS SANTOS BERNARDO
MARCELA BRENDHA WACELECHEN
MARCELO MULLER
MARCOS ELIAS TEIXEIRA FERNANDES
MARCOS GUILHERME SERRATO GORTE
MARCOS KLOSOWSKI JUNIOR
MARCOS ROGERIO DOS SANTOS JUNIOR
MARIA EDUARDA AVILA DE MORAES
MARIA HELENA NADAL
MARIANE FERREIRA RODRIGUES
MATHEUS TRAUT
MAURICIO MOCELIM
NATASLLI COLETTI
NATHALY CRISTINE DA SILVA
PAOLA APARECIDA P. PANACZEVICZ
PATRICK ARIEL LACERDA
PEDRO SILVESTRE MACIEL
POLIANA APARECIDA OLESZCZAK
RENAN EUGENIO DE TOLEDO
RENAN LUCAS SILVA MACHADO
SERGIO AUGUSTO M. FERREIRA DA SILVA
STEPHANY VITORIA LOPES
TALINE BOBATO FRANCO
TAMIRES GONÇALVES PINTO
THAIS APARECIDA ROMBSPERGER VAZ
TIAGO LUIZ OLIVEIRA
VICTOR RODRIGUES DA SILVA
VICTORIA FRANQUITO
VINICIUS SILVINO DOS SANTOS
WALTER ZUB FILHO





sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ENEM 2011 - 1º lugar entre as escolas públicas de Ponta Grossa


Colégio Agrícola repete bom desempenho Enem



Com média geral 50,2, o Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas (CAAR), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a melhor colocação entre as escolas estaduais ponta-grossenses, no Exame Nacional do Ensino Médico – Enem, realizado pelo Ministério da Educação (MEC). A pontuação das escolas referente a 2011 foi divulgada nesta quinta-feira (22/11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No ranking local, o CAAR ficou na 12º posição, atrás das particulares e do ensino médio do campus local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), primeiro lugar, com nota 64 na média geral.
Neste ano, o Inep, divulgou os dados do Enem, com resultados de 10.076 estabelecimentos, correspondendo a 40,56% do universo brasileiro do ensino médio. O critério para a seleção das escolas foi o de participação no Enem (ao menos 50% dos alunos devem ter feito o exame) e o número de estudantes concluintes do segundo grau (mínimo de 10 alunos). Apenas 13 escolas de Ponta Grossa atingiram este índice. O CAAR entrou nas estatísticas, com uma participação de 53 alunos, 76,6% dos cerca de 70 alunos concluintes do ensino médio em 2011. Por área de conhecimento, ficou com nota 49, em Ciências da Natureza; 48, em Ciências Humanas; 50, em Linguagens e Códigos; 52, em Matemática; e 51, em Redação.
Para o professor Alcebíades Antônio Baretta, diretor do CAAR, os resultados do Enem refletem a responsabilidade da direção do colégio, em manter e elevar a qualidade da participação dos alunos no exame. Segundo ele, o colégio não faz uma preparação específica para o Enem, porque a qualidade do ensino se faz ao longo do ano, na sala de aula e nas atividades de campo. “Nossa equipe de professores conta com doutores, mestres e especialistas comprometidos com a formação de profissionais críticos e conscientes dos seus deveres como cidadãos”. O respaldo para a manutenção dessa filosofia, segundo o diretor, vem da Reitoria que não mede esforços para proporcionar aos servidores, professores e alunos a infraestrutura e logística necessária para que cada um desempenhe sua função, pensando sempre no coletivo, na imagem do colégio e da universidade.
Atualmente, o CAAR oferta o curso de Técnico em Agropecuária, em regime de internato e externato. O diretor coloca como ponto positivo, com reflexo na pontuação do Enem, o fato de que os alunos vêm ao colégio para estudar por se tratar de um curso profissionalizante. Isso porque o técnico em agropecuária é profissional formado em nível médio – e que vai atender a serviços técnicos e de orientação a produtores rurais, nas atividades ligadas à agricultura e à pecuária. Ao longo dos três anos da graduação, além da grade curricular, os alunos participam de palestras, cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), projetos, bem como programas de estágios voluntários.
O reitor João Carlos Gomes parabeniza o diretor do CAAR e toda a sua equipe por mais essa conquista, repetindo o desempenho do ano passado. “Neste ano, essa notícia tem um valor ainda maior”, diz o reitor, lembrando que o Colégio Agrícola comemora 75 anos de fundação, numa trajetória de formação de profissionais capacitados e empenhados na valorização do homem do campo e da atividade agropecuária. “Para qualquer ponto do país que possamos ir, vamos encontrar técnicos agrícolas, agrônomos e outros profissionais das ciências agrárias, muitos em postos de destaque e de grande responsabilidade social, que passaram pelo nosso Colégio Agrícola”, diz o reitor, salientando que o CAAR se constitui em um orgulho para a UEPG.
História
Quando o governador Manoel Ribas fundou em 17 de setembro de 1937 a Escola de Trabalhadores Rurais em Ponta Grossa projetava para o futuro as atividades de uma escola que chega em 2012 como um marco da educação profissionalizante paranaense. Desde 1980, o colégio é administrado e mantido pela UEPG. Como um dos colégios mais antigos do Paraná, apresenta-se como um espaço importante de oportunidades para meninos e meninas, filhos de pequenos agricultores, que se preparam para a vida profissional nas áreas de agricultura, pecuária e na assistência técnica, segundo Alcebíades Baretta, que morou, estudou e se formou técnico em agropecuária no colégio, em 1981, e três anos depois se integrou a seu cotidiano como técnico agrícola.
O Colégio Agrícola conta, hoje, com 272 alunos matriculados. Destes 108 são internos oriundos de diferentes regiões dos Campos gerais e do Paraná. Eles marcam a sua formação em atividades teóricas e práticas. Nos 42 mil metros quadrados de hortas do colégio, os alunos plantam hortaliças, como alface escarola, mostarda e outros; em quilos, cenoura, mandioca, repolho, beterraba, batata doce e outros; e, em maços, cheiro verde. Na prática, eles têm espaços em campos como jardinagem, conservação de solos, apicultura, psicultura, fazendas, casas agropecuárias e no desenvolvimento de projetos para a área. O colégio serve mais de 250 mil refeições por ano no restaurante do Campus de Uvaranas. Entre outras instituições e entidades públicas e privadas, o CAAR mantém parcerias com a Casa da Criança Irmãos Cavanis e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

por Neomil Macedo
Fonte: UEPG

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Desfile 189 anos de Ponta Grossa / 75 anos Colégio Agrícola

No dia 15 de setembro de 2012 participamos do desfile dos 189 anos de Ponta Grossa - PR, também comemorando os 75 anos do Colégio Agrícola Estadual "Augusto Ribas", o qual vem escrevendo sua história em Ponta Grossa, no Paraná e no Brasil, semeando 

"EDUCAÇÃO E TÉCNICA A SERVIÇO DA AGRICULTURA".