Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Colégio Agrícola Augusto Ribas comemora 78 anos

por Neomil Macedo


Uma solenidade cívica marcou a comemoração dos 78 anos do Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas (CAAR), vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nesta quinta-feira (17), no Campus Universitário de Uvaranas. Alunos do curso técnico em Agropecuária se concentraram na praça do colégio, formando para a execução do Hino Nacional e hasteamento da Bandeira Nacional.
O diretor Jail Bueno fez um breve histórico do Colégio Agrícola, fundado em 17 de setembro de 1937, pelo interventor Manoel Ribas, como Escola de Trabalhadores Rurais. Em 1962 ganhou a denominação que ostenta até hoje, destacando-se entre as principais instituições de ensino dos Campos Gerais. No Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2014, conquistou, pelo quinto ano consecutivo, o primeiro lugar entre as instituições de ensino público da região.
Jail Bueno conclamou os alunos a refletirem sobre a história de 78 anos do colégio. “Quantas pessoas passaram e vão passar por aqui”, disse, pedindo aos estudantes para imaginarem como podem contribuir para a preservação dessa história. “Quantos profissionais iniciaram suas carreiras aqui e hoje ocupam postos importantes na cadeia produtiva do agronegócio”, perguntou. Por fim, pediu para que todos valorizem ao máximo o tempo que permanecerão no colégio, que é a base para um futuro de sucesso.
O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas comentou que essa reflexão é muito importante. “Tudo o que construímos na nossa vida estudantil vai ter influência no resto de nossas vidas”, disse. Lembrou que a história do Colégio Agrícola se mistura à história da UEPG. “A universidade deve muito ao Agrícola”, observou, destacando que grande parte da área do Campus de Uvaranas pertencia ao colégio que chegou ao local muito anos antes. “Somos uma família, um grupo de pessoas dedicado a produzir conhecimento e preparar as gerações futuras”.
No ato cívico, o reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas hasteou a bandeira brasileira; a administradora do internato, Felomena Baretta, a bandeira do Paraná; e a aluna Juliana Campanholo Linhares, o pavilhão do CAAR. Em seguida, alunos, professores, funcionários e convidados visitaram a exposição fotográfica alusiva aos 78 anos do CAAR, no saguão de entrada do colégio. As comemorações se estenderão até o final do mês com diversas atividades envolvendo professores, servidores, alunos e familiares.
                                                     
Fonte: UEPG

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Biblioteca e CAAR iniciam projeto Conhecendo a Biblioteca

A parceria no projeto “Conhecendo a biblioteca: multiplicando conhecimento” traz o entendimento de que a biblioteca escolar desempenha papel importante no desenvolvimento do processo de construção do conhecimento no aluno


por Marilia Woiciechowski

A Biblioteca Central Professor Faris Michaele e o Colégio Agrícola Augusto Ribas (CAAR) iniciaram, nesta quarta-feira (09), às 9h, o desenvolvimento do projeto de extensão “Conhecendo a biblioteca: multiplicando conhecimento”. Nesta parceria, como explica Maria Lúcia Madruga, diretora da Bicen, encontra-se o entendimento de que a biblioteca escolar desempenha papel importante no desenvolvimento do processo de construção do conhecimento no aluno. “É saber como, onde e em que fonte buscar informações para resoluções de compromissos, a exemplo de escolares, bem como para o desenvolvimento do ser humano”.
O primeiro momento do projeto envolve a presença de quatro alunos do ensino médio do CAAR (monitores de turma), na biblioteca do Campus de Uvaranas, que funciona no Centro de Convivência da UEPG, para atender à ideia do projeto traduzida pela diretora na necessidade do espaço estar próximo do CAAR. Trata-se do abrir portas para que os alunos do colégio visualizem a oportunidade do projeto como de interação e compreendam a importância da sua biblioteca escolar.
“O projeto cresce na percepção do aluno sobre o significado de estar ligado aos diferentes serviços disponíveis em sua biblioteca. Ainda no entendimento de que o livro não pula simplesmente na estante – que há um trabalho para que esteja disponível aos usuários nos espaços adequados para cada necessidade de conhecimento”, diz a bibliotecária. Para Maria Lúcia, na interação proposta pelo projeto, há o empenho em se registrar nos participantes a importância de saber usar o potencial da biblioteca escolar.
Ampliar Horizontes
A partir dessa proximidade, que se configura em visitas sempre de quatro alunos por semana à biblioteca do Campus de Uvaranas, espera-se ampliar horizontes dos participantes em relação aos serviços oferecidos e desenvolvidos pela biblioteca. O que se busca é fazer com que o aluno passe a ser um colaborador da biblioteca do CAAR, ou seja, um multiplicador para despertar o interesse dos estudantes do colégio pelo acervo bibliográfico disponível naquele espaço para suas diferentes necessidades de conhecimento.
Maria Lúcia ressalta que futuramente pretende ampliar o projeto levando suas ações para escolas da rede pública. A bibliotecária acentua que o projeto vem ao encontro do que propõe o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2013-2017). Ela valoriza o projeto em sua leitura do significado da aproximação dos alunos com a biblioteca e do seu papel de observadores atentos deste ambiente de conhecimento para em seu olhar incentivarem a presença de colegas na biblioteca do CAAR.
Valorização de Acervos
O projeto tem desenvolvimento na biblioteca do Campus de Uvaranas sob a coordenação de Maluí Sérgio Siqueira, que conta com o suporte de uma equipe executora – Gilberto Boita, Leni Gomes Boita, Lourdes Aparecida Campos e Andreia Gonçalves de Andrade (agentes universitários). O coordenador assinala a importância do projeto, considerando que se nota que os alunos chegam à biblioteca sem saber que estão num ambiente com amplos espaços abertos ao conhecimento.
Até o comportamento do aluno remete à visão de não-leitor e de estar na biblioteca com receio de saber mais sobre seu conjunto de informações, segundo Malui Siqueira. A ideia do “Conhecendo a Biblioteca: multiplicando conhecimento”, como explica, é dar suporte a outro projeto “Visitas Orientadas” que se realiza anualmente na biblioteca. Ele pontua que o que se quer é contribuir para que o aluno, no caso do CAAR, saiba lidar e valorizar os acervos disponíveis em sua biblioteca escolar a partir do contato e compreensão do universo da biblioteca do Campus de Uvaranas.
Conhecer a Biblioteca
Para o coordenador o projeto se traduz em conhecer a biblioteca em suas especificidades e, nesse trabalho, destaca a presença dos colaboradores (equipe executora) que vão atuar na parte prática, a exemplo da organização e ordenação dos livros nas estantes e conhecimento do sistema pergamo (empréstimo e devolução do material bibliográfico). “O projeto é importante porque envolve futuros acadêmicos e que já terão uma amplitude de visão quanto se trata dos serviços disponibilizados pelas bibliotecas, no caso a partir de sua interação com o projeto na UEPG”.
O coordenador observa que, em sua proposta, o projeto divide-se em tópicos como conhecimento geral da biblioteca; estrutura funcional - e organização dos livros disponibilizados nos diferentes espaços da Bicen. Também enfatiza que a partir deste primeiro momento há a preocupação com o registro do que pode ser melhorado em cada visita. “Nós vamos avaliar cada encontro CAAR e Bicen para ver a necessidade de adequações nas ações do projeto”.

Fonte: UEPG

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Palestra com promotora de justiça

O Ministério Público este presente em nosso Colégio através da Drª. Caroline Schaffa Teixeira de Sá - promotora de Justiça. Ministrou assuntos relevantes à comunidade escolar bem como familiar. Abordou pontos importantes da constituição, como: direitos e deveres, idade penal, furtos e roubos, drogas lícitas e ilícitas, entre outros. Estiveram presentes pais de alunos, alunos, professores e servidores.















Palestra: Empreendedorismo Juvenil Rural

A palestra "Empreendedorismo Juvenil Rural" foi ministrada pela acadêmica do curso de agronomia da UEPG, Marília Stroka, formada no Colégio Agrícola Augusto Ribas em 2013.


Marília diz: "Hoje tive o prazer de voltar para o meu colégio, minha história. Colégio Agrícola, onde me encontrei, mudei, cresci. Poder levar um pouco do que tenho aprendido é uma honra pra mim. Foi sensacional! Espero ter contribuído um pouco na construção dos sonhos de cada um."








Doação de livros

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) doou mais de 200 livros (vários setores de conhecimento) para a biblioteca do nosso colégio.