Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ENEM 2011 - 1º lugar entre as escolas públicas de Ponta Grossa


Colégio Agrícola repete bom desempenho Enem



Com média geral 50,2, o Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas (CAAR), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a melhor colocação entre as escolas estaduais ponta-grossenses, no Exame Nacional do Ensino Médico – Enem, realizado pelo Ministério da Educação (MEC). A pontuação das escolas referente a 2011 foi divulgada nesta quinta-feira (22/11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No ranking local, o CAAR ficou na 12º posição, atrás das particulares e do ensino médio do campus local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), primeiro lugar, com nota 64 na média geral.
Neste ano, o Inep, divulgou os dados do Enem, com resultados de 10.076 estabelecimentos, correspondendo a 40,56% do universo brasileiro do ensino médio. O critério para a seleção das escolas foi o de participação no Enem (ao menos 50% dos alunos devem ter feito o exame) e o número de estudantes concluintes do segundo grau (mínimo de 10 alunos). Apenas 13 escolas de Ponta Grossa atingiram este índice. O CAAR entrou nas estatísticas, com uma participação de 53 alunos, 76,6% dos cerca de 70 alunos concluintes do ensino médio em 2011. Por área de conhecimento, ficou com nota 49, em Ciências da Natureza; 48, em Ciências Humanas; 50, em Linguagens e Códigos; 52, em Matemática; e 51, em Redação.
Para o professor Alcebíades Antônio Baretta, diretor do CAAR, os resultados do Enem refletem a responsabilidade da direção do colégio, em manter e elevar a qualidade da participação dos alunos no exame. Segundo ele, o colégio não faz uma preparação específica para o Enem, porque a qualidade do ensino se faz ao longo do ano, na sala de aula e nas atividades de campo. “Nossa equipe de professores conta com doutores, mestres e especialistas comprometidos com a formação de profissionais críticos e conscientes dos seus deveres como cidadãos”. O respaldo para a manutenção dessa filosofia, segundo o diretor, vem da Reitoria que não mede esforços para proporcionar aos servidores, professores e alunos a infraestrutura e logística necessária para que cada um desempenhe sua função, pensando sempre no coletivo, na imagem do colégio e da universidade.
Atualmente, o CAAR oferta o curso de Técnico em Agropecuária, em regime de internato e externato. O diretor coloca como ponto positivo, com reflexo na pontuação do Enem, o fato de que os alunos vêm ao colégio para estudar por se tratar de um curso profissionalizante. Isso porque o técnico em agropecuária é profissional formado em nível médio – e que vai atender a serviços técnicos e de orientação a produtores rurais, nas atividades ligadas à agricultura e à pecuária. Ao longo dos três anos da graduação, além da grade curricular, os alunos participam de palestras, cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), projetos, bem como programas de estágios voluntários.
O reitor João Carlos Gomes parabeniza o diretor do CAAR e toda a sua equipe por mais essa conquista, repetindo o desempenho do ano passado. “Neste ano, essa notícia tem um valor ainda maior”, diz o reitor, lembrando que o Colégio Agrícola comemora 75 anos de fundação, numa trajetória de formação de profissionais capacitados e empenhados na valorização do homem do campo e da atividade agropecuária. “Para qualquer ponto do país que possamos ir, vamos encontrar técnicos agrícolas, agrônomos e outros profissionais das ciências agrárias, muitos em postos de destaque e de grande responsabilidade social, que passaram pelo nosso Colégio Agrícola”, diz o reitor, salientando que o CAAR se constitui em um orgulho para a UEPG.
História
Quando o governador Manoel Ribas fundou em 17 de setembro de 1937 a Escola de Trabalhadores Rurais em Ponta Grossa projetava para o futuro as atividades de uma escola que chega em 2012 como um marco da educação profissionalizante paranaense. Desde 1980, o colégio é administrado e mantido pela UEPG. Como um dos colégios mais antigos do Paraná, apresenta-se como um espaço importante de oportunidades para meninos e meninas, filhos de pequenos agricultores, que se preparam para a vida profissional nas áreas de agricultura, pecuária e na assistência técnica, segundo Alcebíades Baretta, que morou, estudou e se formou técnico em agropecuária no colégio, em 1981, e três anos depois se integrou a seu cotidiano como técnico agrícola.
O Colégio Agrícola conta, hoje, com 272 alunos matriculados. Destes 108 são internos oriundos de diferentes regiões dos Campos gerais e do Paraná. Eles marcam a sua formação em atividades teóricas e práticas. Nos 42 mil metros quadrados de hortas do colégio, os alunos plantam hortaliças, como alface escarola, mostarda e outros; em quilos, cenoura, mandioca, repolho, beterraba, batata doce e outros; e, em maços, cheiro verde. Na prática, eles têm espaços em campos como jardinagem, conservação de solos, apicultura, psicultura, fazendas, casas agropecuárias e no desenvolvimento de projetos para a área. O colégio serve mais de 250 mil refeições por ano no restaurante do Campus de Uvaranas. Entre outras instituições e entidades públicas e privadas, o CAAR mantém parcerias com a Casa da Criança Irmãos Cavanis e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

por Neomil Macedo
Fonte: UEPG