Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Praça do Colégio Agrícola vai se chamar José Osvaldo Richter



O Conselho Universitário (CONSUNIV), órgão máximo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) aprovou na reunião do último dia 14 de agosto a denominação de “José Osvaldo Richter”, à Praça Central do Colégio Agrícola Estadual “Augusto Ribas” (CAAR), Ensino Médio e Profissional, pertencente à instituição. De acordo com o Diretor do Colégio, professor Alcebíades Antonio Baretta, a idéia foi proposta aos membros daquele Colegiado pela direção, professores e alunos do educandário. “O objetivo é o de perpetuar o nome de um dos mais queridos funcionários que por muitos anos dedicou-se a bem orientar, aconselhar e cuidar dos alunos que estudavam em regime de internato, como um preito de gratidão pelo inestimável trabalho realizado”, destaca.
Funcionário do CAAR de 1975 a 1998, José Osvaldo Richter desempenhou o cargo de ‘Auxiliar de Atividades de Ensino’ no Alojamento Masculino. Segundo os professores e funcionários mais antigos, o homenageado sempre se portou como uma pessoa séria, honesta e dedicada à atividade, comprometido em atender os alunos do CAAR como se seus filhos fossem. Alcebíades Baretta, que hoje responde pela Direção do Colégio, diz que “para nós, os alunos que conviveram com o ‘seo Zé’, como era carinhosamente tratado, pode-se afirmar que ele foi um segundo pai, pois sempre tinha uma orientação sábia a transmitir aos internos quando havia necessidade e cobrava as normas quando os alunos tentavam inverter as regras estabelecidas.
O professor Douglas Panzarini Taques, aluno formado em 1984, hoje respondendo pela Vice-Direção do Colégio, lembra episódios daqueles bons tempos. “Invariavelmente ‘seo Zé’, após a alvorada 06h, passava nos apartamentos tirando da cama aqueles alunos que tinham uma certa dificuldade em levantar cedo”, conta. O Professor Paulo Ivanski (Paulinho), também egresso formado em 1985 e que hoje ministra aulas na área de horticultura, também tem histórias para contar. “Entre os muitos acontecimentos lembro com carinho de uma das frases que ‘seo Zé tinha sempre na ponta da língua naquele tempo, que era: ‘Deus deve estar sempre à frente de tudo na nossa vida’, e isso marcou muito a minha trajetória de estudante e que procuro transmitir, hoje, aos meus alunos”, recorda. Paulinho conta também que “o homenageado era adepto do velho e bom chimarrão e, sempre que possível, preparava a cuia e a erva para saborear um gostoso ‘mate’ juntamente com os alunos”.
Já a Orientadora Educacional, Edemê Lúcia Tozetto Kaveski, que também conviveu com José Richter, igualmente fala de suas recordações. “O ‘seo Zé’, invariavelmente rezava com alunos, dava orientação e encaminhava os que, eventualmente, não tivessem feito a primeira comunhão, para que não perdessem a oportunidade de receber aquele sacramento”, relata. Outras histórias tem o professor Diógenes Spartalis, ex-aluno formado em 1990, hoje responsável pelo estágio obrigatório. “Nunca vou me esquecer que depois de passar de quarto em quarto para acordar os alunos mais acomodados, posteriormente ‘seo Zé’ retornava nos aposentos para lembrar que já estava na hora do café, sempre preocupado com a nossa alimentação, pois sabia que, para que tivéssemos um bom aprendizado deveríamos estar bem alimentados”, revelou.
O Diretor Alcebíades Bareta considera que esses e outros tantos acontecimentos que marcaram uma parte da existência do Colégio, envolvendo a brilhante atuação de José Richter, são mais do que simples argumentações para justificar essa merecida homenagem a um homem que exerceu sua atividade profissional como um verdadeiro sacerdócio, tendo adotado todos os alunos como seus próprios filhos, pois fazia do Colégio Agrícola ‘Augusto Ribas’ uma extensão de sua própria família.
por Carlos Alberto Mayer

terça-feira, 14 de agosto de 2012